Bem vindos ao meu Blog, um cantinho para passar o tempo ...


Aqui as mamãe, (papais), titias, amigas, todos poderão encontrar dicas, novidades, notícias, lançamentos, opiniões, artigos, documentários, fotos, vídeos e muita informação boa para aqueles momentos de "desespero" quando nossas pediatras estão com seus telefones desligados...(rs), espero que gostem e deixem seus posts.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Chupar o dedo ou dar a chupeta



Oi pessoal,
É tanto que se fala sobre chupar o dedo e dar chupeta que resolvi escrever. Existem inúmeros sites sobre os dois assuntos, os contras e os a favor. Bem, entre os dois, fico com a chupeta pois o dedo, na minha opinião é bem bonitinho, esta fácil de encontrar, é adaptável à boca e tirar esse vicio é muito dificil e estressante para os pais e a criança.
A sucção do dedo leva a alterações da arcada dentária como mordida aberta, cruzada ou profunda, dependendo da posição em que o dedo é levado à boca, da força durante a sucção, ou da posição da mandíbula durante a sucção.
Essas alterações levam a criança a respirar pela boca, pois deixam a musculatura oral flácida. Crianças com respiração oral podem apresentar roncos ou baba enquanto dormem, irritabilidade, cansaço fácil em atividades físicas, bruxismo, alterações da postura, apetite diminuído, respiração e mastigação ruidosas, hiperatividade ou sonolência e dificuldade de aprendizagem.
“Alterações na arcada dentária e a respiração oral também podem afetar a fala da criança, que trocará os sons na hora de falar e, se não corrigido antes da criança entrar na escola, pode criar problemas na alfabetização..
Ou seja,consequiências horriveis  né ?!
 Quanto às chupetas, existem as situações favoráveis : a chupeta "imita" o bico do seio, o que a torna prazerosa e calmante, ela distrai, podemos deixá-los com a chupeta enquanto preparamos os seios para amamentar ou as panelas para alimentar, ajuda na formação do palato e respiração ( quando bebes ). O que não é bom é que as chupetas "viciam", difunde o abto da "sucção" não nutritiva, ou seja, fingem que estão mamando ou se alimentando de outras coisas, dá cáries, desvio da arcada dentária, é preciso ter uma grande imaginação para poder negociar a chupeta por outra coisa qualquer, se as crianças ficam muitas horas, podem ter problemas de dicção, fala, respiração, otite entre tantas coisas nada beneficas. Os pediatras, na sua maioria são totalmente contra, principalmente porque muitas mamães usam a chupeta como subterfúgio para não amamentar e causam o desmame antes dos 6 meses ( o que não é recomendado ).
Mesmo assim, quem optar pelas chupetas, segue as dicas :
- Os bebes crescem, portanto, os tamanhos das chupetas também se modificam, normalmente vão de +0, +1 e +2 ( observem na embalagem a faixa etária e o tipo de bico )

- Tipos de bicos:
Existem basicamente dois tipos de bico de chupetas ideais para os bebês:
· o bico simétrico, aquele exatamente igual dos dois lados (em cima e em baixo)
· o bico assimétrico, aquele em que a ponta é virada para o céu da boca
Do ponto de vista da ortodontia, existem duas correntes que defendem um modelo ou outro. A escolha é dos bebês, já que os dois tipos são validados cientificamente, contanto que a criança não utilize a chupeta por mais de quatro horas diárias. 

Lembre-se: a chupeta evita que a criança chupe o dedo - o que ocasiona problemas muito maiores na arcada dentária.Mas é importante salientar que existe uma (única) desvantagem no modelo de chupeta que tem o bico virado para cima (o assimétrico). Quando o bebê tem cerca de 12 meses, ele tende a girar a chupeta na boca, virando-a de ponta cabeça, e se a chupeta ficar posicionada na boca da criança com o bico virado para baixo, pode vir a afetar o desenvolvimento da arcada inferior

Características importantes da chupeta:
-Disco da chupeta: deve ser obrigatoriamente côncavo pois, com o movimento de sucção que o bebê faz, este formato auxilia na boa formação da arcada dentária.
-Furos de ventilação: deve haver, obrigatoriamente, dois furos de ventilação de cada lado do disco, com 4,5 a 5,0 milímetros de diâmetro cada. (Isto garante a respiração caso a criança venha a colocar a chupeta inteira dentro da boca.)
-Matéria prima: o policarbonato é o material mais indicado para o disco e a argola da chupeta, pois é um material muito resistente e pouco poroso. Sua grande vantagem é que ele não absorve cheiro nem sujeira. Já para o bico, o ideal é o silicone, por ser mais higiênico que o látex, pois não mela e não mofa.
 
Importante!: Estas características fazem parte da norma NBR 10334 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para fabricação de chupetas, publicada em outubro de 1998, que tem por fim garantir segurança e conforto para os bebês usuários de chupeta. Exija o selo do InMetro na embalagem da chupeta!! ( Chupetas  ) .

Um comentário:

  1. Quando estava grávida do meu primeiro filho sempre dizia que filho meu não chuparia bico! Ledo engano... rsrsrs sou SUPER a favor do bico e contra o dedo.
    Como vc mesma falou, o bico depois, se negocia, joga fora... e o dedo? Pra mim, é como roer unhas... muito difícil, num momento de "abstinência" a criança conseguir segurar e não chupar o dedo.
    Já via adultos que chupam dedo até hoje.. e tô pra dizer que é uma coisa HORRÍVEL.

    ResponderExcluir